Добавить новость
World News in Portuguese





160*600

Новости сегодня на DirectAdvert

Новости сегодня от Adwile

Актуальные новости сегодня от ValueImpression.com


Опубликовать свою новость бесплатно - сейчас


Diário de Platskart: viajando de Moscou a Vladivostok de trem

Dia 1: De mudança para casa nova

É tarde na noite. O meu trem parte às 12h39 da madrugada da estação de trem Yaroslavsky, em Moscou. Minha nova casa está estacionada na plataforma 2. O primeiro vagão é verde, e lê-se, em chinês, “Moscou – Pequim”. Os outros vagões são cinza, e o alfabeto cirílico prova que um deles é meu: “Moscou – Vladivostok”.

Será uma viagem de 9.300 km, seis dias e nove fusos horários.

Esses trens de dois andares vão da estação Kazanski, em Moscou, ao sul do país: em menos de um dia chega-se a Sôtchi, no mar Negro (Foto: Peggy Lohse)

Meu vagão platzkart está lotado. Todos os meus novos 53 vizinhos – em cada vagão do tipos há 54 lugares – estão calmamente sentados. O trem começa a se mover, e as luzes da cidade de Moscou lentamente desaparecem.

Depois de o condutor checar os bilhetes, todos começam a rotina tradicional de viagens de trem. Algumas pessoas escondem sua bagagem – um homem até me ajuda a esconder minha mala grande atrás da minha cama; outras pessoas preparam suas camas e praticam como escalar no beliche sem chutar outros passageiros. No final do vagão, há uma fila. O banheiro deve ser ali. Agora é hora de tomar uma xícara de chá – sempre há água quente gratuita do enorme samovar ao lado da cabine de controle.

O sono vem embalado pelo ritmo das rodas do trem...

Dia 2: Sol na cara

Minha primeira manhã em um trem russo, e eu não sei onde estamos. Uma senhorinha ao meu lado me dá bom dia: “Dobroie utro!”. Lá fora o sol está brilhando e passamos por uma pequena aldeia com casas de madeira coloridas.

Além dos trens regulares de passageiros, há também bastante de transporte de carga (Foto: Peggy Lohse)

Conversamos com uma mulher mais jovem, sentada à nossa frente. Maria mora em Moscou. Ela está a caminho de uma pequena cidade nas montanhas dos Urais para visitar seus pais. Trabalha para uma empresa de móveis, lê livros de texto franceses, e adora tanto São Petersburgo como Moscou. Mas ela ama ainda mais a França. Seu namorado é do sul do país europeu e ela diz sonhar em se mudar para ficar com ele.

Quando digo a ela que estou indo para a Sibéria no inverno, ela pergunta sobre minhas roupas. “Você precisará de um ‘shuba’ – um casaco de peles”, diz. Então Maria começa uma palestra sobre os diferentes casacos de pele. “O melhor é o de pele de carneiro”, diz ela, acrescentando que é possível compra-los a “um preço justo”.

Quanto mais para o leste, mais altas são as bétulas (Foto: Peggy Lohse)

Masha deixa o trem em Iekaterinburgo. Seus pais a encontram na plataforma. Mais tarde, no inverno da siberiana Krasnoiarsk, decidi comprar um casaco mais quente e sobrevivi a -45ºC.

Dia 3: Quebrando a rotina

Em cada vagão existem dois condutores, geralmente mulheres. Enquanto umas delas dirige, a outra dorme. Agora, durante o dia, há no comando uma mulher na faixa dos 40 anos e com cabelos curtos loiros. O nome dela é Olga. Ela parece durona e organizada. Beber e fumar no vagão é proibido, portanto, ela tem que repreender alguns homens no fundo. Nada demais, ela obviamente sabe o que fazer. Quando vou buscar mais água quente para o chá, ela me faz perguntas típicas: de onde sou, o que estou fazendo na Rússia e por que diabos prefiro viajar de trem. “Nós não vemos turistas em nossos trens regulares com muita frequência, eles normalmente tomam os trens de luxo. E aqueles que viajam conosco não costumam falar russo”, diz ela.

Fazer amizade com o motorista torna a viagem mais interessante e menos cansativa (Foto: Peggy Lohse)

A estação seguinte é Novosibirsk, onde fazemos uma pausa de 10 minutos. O trem parte em pouco tempo, mas ainda há tempo para uma caminhada pela plataforma. Há mulheres vendendo pão, panquecas, água, peixe, frutinhas silvestres e cachecóis – basicamente, tudo o que se precisa para viver na Rússia.

Embora ela não tenha tempo livre, nossa “comandante do dia” Olga sai do trem e me convida a ir à estação de trem para tomar um sorvete. Pergunto se voltaremos antes do trem partir. “Não se preocupe, sem mim ele não vai sair”, ela responde, antes de avisar sua colega de trabalho, me pegar pelo braço e atravessar o trilho a pé – ainda que seja proibido – rumo à estação. Compramos dois “Plombirs” (sorvete de baunilha tradicional e famoso desde os tempos soviéticos), e, assim que voltamos ao trem, ele começa a se mover. Foi uma parada curta, mas divertida.

Dia 4: Novos rostos, novas histórias

Em algum lugar no meio da Sibéria – entre ‘Novosib’, como os locais chamam a “capital da Sibéria”, e Irkutsk, perto do lago Baikal – percebo que quase todos os meus companheiros de viagem já mudaram. Na pequena cidade de Iurga, sobe um grande grupo de jovens que logo serão soldados. Eles permanecem calados; talvez, eles estejam se perguntando sobre como será no Exército, penso.

Xícaras de chá tradicionais são ótimas para viajar, e também como souvenir (Foto: Peggy Lohse)

Em outra cidadezinha adiante, entra um grande grupo de homens: são mais velhos e têm a pele bastante desgastada e pálida. Depois de um tempo, um deles se vira e começa a flertar comigo. Quando eu digo a ele que sou da Alemanha, o homem quase fica com raiva – ele simplesmente não pode acreditar nisso.  

Esses homens estão vindo do norte do país, depois de trabalhar em uma estação de petróleo na região polar por quase meio ano, e podem agora visitar suas famílias no sul por dois meses. “Sabe, nós não vimos mulheres por cinco meses, nem outras pessoas além de nós mesmos”, contam. Eles logo relaxam, assim como os futuros recrutas, e desembalam peixe defumado, alho e pão – além de cerveja e vodca.

Dia 5: Hora de se libertar

De manhã, passamos pelo gigantesco lago Baikal. Por apenas alguns minutos, o trajeto da Transiberiana vai margeando sua costa. O Sol nasce sobre a água. Queria acionar o sinal de emergência apenas para apreciar a vista um pouco mais.

Lago Baikal representa os melhores 30 minutos da jornada (Foto: Peggy Lohse)

Um a um, os trabalhadores vindos do norte partem, e os soldados saem juntos em Chita. Há cada vez mais espaço livre – o que é, na verdade, um sonho a esse altura. Embora seja possível sair do trem para pequenas caminhadas, eu anseio por espaço, assim como as minhas pernas, braços e ossos e músculos.

Perto de mim, senta-se uma mulher também chamada Olga. Ex-jogadora de vôlei, ela me conta que está saindo de férias com sua família que vive perto de Khabarovsk – no (não tão mais) Extremo Oriente. Em uma cabine para quatro pessoas, ela está sozinha.

Dia 6: Adeus, Ocidente! Olá, Oriente!

Todos os dias cruzamos pelo menos um fuso horário. Todos os dias vemos centenas de milhares de árvores de bétula, e agora estamos acostumados com o ritmo do trem. Mas e agora? Temos de seguir em frente novamente.

O aspecto realmente único ao viajar por trens de longa distância na Rússia é que é preciso viver com estrangeiros e pessoas desconhecidas como se estivesse em uma casa grande e longa. Por um período de tempo limitado, eles se tornam sua família. E, como eles podem contar tudo, porque é improvável que haja um novo encontro, eles, de fato, falam sobre tudo: família, política e o mundo, sobre amor, morte e fé. Por isso, esteja preparado e com a mente aberta – e aproveite a viagem!

Quer receber as principais notícias sobre a Rússia em seu e-mail? Clique aqui para assinar nossa newsletter.


Ria.city
Загрузка...

Загрузка...

Читайте на сайте

Другие проекты от 123ru.net








































Другие популярные новости дня сегодня


123ru.net — быстрее, чем Я..., самые свежие и актуальные новости Вашего города — каждый день, каждый час с ежеминутным обновлением! Мгновенная публикация на языке оригинала, без модерации и без купюр в разделе Пользователи сайта 123ru.net.

Как добавить свои новости в наши трансляции? Очень просто. Достаточно отправить заявку на наш электронный адрес mail@29ru.net с указанием адреса Вашей ленты новостей в формате RSS или подать заявку на включение Вашего сайта в наш каталог через форму. После модерации заявки в течении 24 часов Ваша лента новостей начнёт транслироваться в разделе Вашего города. Все новости в нашей ленте новостей отсортированы поминутно по времени публикации, которое указано напротив каждой новости справа также как и прямая ссылка на источник информации. Если у Вас есть интересные фото Вашего города или других населённых пунктов Вашего региона мы также готовы опубликовать их в разделе Вашего города в нашем каталоге региональных сайтов, который на сегодняшний день является самым большим региональным ресурсом, охватывающим все города не только России и Украины, но ещё и Белоруссии и Абхазии. Прислать фото можно здесь. Оперативно разместить свою новость в Вашем городе можно самостоятельно через форму.



Новости 24/7 Все города России




Загрузка...


Топ 10 новостей последнего часа






Персональные новости

123ru.net — ежедневник главных новостей Вашего города и Вашего региона. 123ru.net - новости в деталях, свежий, незамыленный образ событий дня, аналитика минувших событий, прогнозы на будущее и непредвзятый взгляд на настоящее, как всегда, оперативно, честно, без купюр и цензуры каждый час, семь дней в неделю, 24 часа в сутки. Ещё больше местных городских новостей Вашего города — на порталах News-Life.pro и News24.pro. Полная лента региональных новостей на этот час — здесь. Самые свежие и популярные публикации событий в России и в мире сегодня - в ТОП-100 и на сайте Russia24.pro. С 2017 года проект 123ru.net стал мультиязычным и расширил свою аудиторию в мировом пространстве. Теперь нас читает не только русскоязычная аудитория и жители бывшего СССР, но и весь современный мир. 123ru.net - мир новостей без границ и цензуры в режиме реального времени. Каждую минуту - 123 самые горячие новости из городов и регионов. С нами Вы никогда не пропустите главное. А самым главным во все века остаётся "время" - наше и Ваше (у каждого - оно своё). Время - бесценно! Берегите и цените время. Здесь и сейчас — знакомства на 123ru.net. . Разместить свою новость локально в любом городе (и даже, на любом языке мира) можно ежесекундно (совершенно бесплатно) с мгновенной публикацией (без цензуры и модерации) самостоятельно - здесь.



Загрузка...

Загрузка...

Экология в России и мире




Путин в России и мире

Лукашенко в Беларуси и мире



123ru.netмеждународная интерактивная информационная сеть (ежеминутные новости с ежедневным интелектуальным архивом). Только у нас — все главные новости дня без политической цензуры. "123 Новости" — абсолютно все точки зрения, трезвая аналитика, цивилизованные споры и обсуждения без взаимных обвинений и оскорблений. Помните, что не у всех точка зрения совпадает с Вашей. Уважайте мнение других, даже если Вы отстаиваете свой взгляд и свою позицию. Smi24.net — облегчённая версия старейшего обозревателя новостей 123ru.net.

Мы не навязываем Вам своё видение, мы даём Вам объективный срез событий дня без цензуры и без купюр. Новости, какие они есть — онлайн (с поминутным архивом по всем городам и регионам России, Украины, Белоруссии и Абхазии).

123ru.net — живые новости в прямом эфире!

В любую минуту Вы можете добавить свою новость мгновенно — здесь.






Здоровье в России и мире


Частные объявления в Вашем городе, в Вашем регионе и в России






Загрузка...

Загрузка...





Друзья 123ru.net


Информационные партнёры 123ru.net



Спонсоры 123ru.net