De volta a 1754: Novo projeto do Palácio de Inverno era aprovado
Depois de dois anos propondo planos para atualizar o palácio existente, o arquiteto Francesco Bartolomeo Rastrelli decidiu reconstruí-lo inteiro. Seu novo projeto arquitetônico foi aprovado pela imperatriz Isabel há exatos 263 anos, em 27 de junho de 1754.
A construção levou mais de oito anos, cobrindo os últimos anos do reinado de Isabel e o breve governo de Pedro 3º, e o novo estilo foi concebido no que viria ser conhecido como barroco isabelino.
O edifício verde e branco tomaria a forma de retângulo alongado, com fachada principal de 250 metros de comprimento e 30 metros de altura.
O Palácio de Inverno, com suas 1.786 portas, 1.945 janelas, 1.500 quartos e 117 escadarias, foi a residência oficial dos tsares russos de 1732 a 1917. Hoje abriga o Museu Hermitage, um dos ícones de São Petersburgo.
Quer receber as principais notícias sobre a Rússia em seu e-mail? Clique aqui para assinar nossa newsletter.