Com novo edital, praça de pedágio de Gravataí deve mudar de lugar
A empresa que assumir a concessão do pedágio de Gravataí a partir do ano que vem deverá se comprometer com uma mudança muito aguardada pelos moradores do município: a praça, atualmente localizada no km 77 da BR-290, deverá ser instalada no km 59, próxima à fábrica da General Motors. Com a troca de lugar, que ainda não tem data para ser realizada, quem sai de Gravataí em direção a Porto Alegre não deverá mais ter de pagar pedágio no trajeto.
Leia mais:
Novas tarifas de pedágios na BR-290 entraram em vigor no final de outubro
A mudança estará prevista no edital para a concessão do trecho a ser lançado em 2017, conforme informou a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) à prefeitura de Gravataí. Além da nova praça de pedágio, a licitação prevê ainda que a empresa vencedora, que deve assumir o trecho no ano que vem, se comprometa com melhorias na estrada e vias laterais, entre outras atribuições.
— É uma luta antiga, que pleiteamos desde 2014. Vai fazer muita diferença para nossa população, principalmente para quem trabalha e precisa ir a Porto Alegre com frequência — avalia o prefeito, Marco Alba (PMDB), que recebeu a notícia em Brasília.
A licitação deve ser lançada em meados de 2017, já prevendo prazos para início e conclusão das obras — que estão em análise pela ANTT e ainda não podem ser estimados. Com a possível queda de fluxo no trecho, além do custos com as obras, há a possibilidade de a tarifa do pedágio aumentar. Para o atual prefeito, a população deve esperar a mudança de local para 2018 ou 2019.