Ateliê de artesanato com 3,4 metros quadrados
Trabalhar em casa enquanto mantém os olhos nos filhos pequenos norteou a moradora deste apartamento na escolha para este recanto. As opções eram usá-lo como apoio à área de serviço ou, se aberto na outra lateral, um home office anexado à sala.
Foto: Carlos Edler / DivulgaçãoCom apenas 3,4 metros quadrados, cada centímetro deveria ser valorizado, uma vez que a grande quantidade de tecidos e papéis especiais para técnicas como scrapbook precisava ser organizada. Para isso, a arquiteta Daisy Dias pensou no layout usando os móveis sob medida em formato de L e com pintura em fórmica líquida branca, para que o ateliê fosse sempre claro e iluminado, mesmo sem janelas.
Saiba como deixar a área da churrasqueira de casa mais aconchegante
Pintura em garrafa com tinta acrílica e caneta Posca
– A ideia é que fosse um recanto com um rústico leve e visual querido, por isso alguns itens foram mantidos expostos – explica a arquiteta, referindo-se a propostas como as varetas de madeira que deixam as fitas coloridas a poucos metros da máquina de costura.
A profundidade das prateleiras e da bancada varia entre 15cm e 65cm. Uma parede estreita de drywall foi instalada na entrada do cômodo para criar uma gola para encaixar a mesa. Do lado voltado para a sala, ganhou revestimento de tijolinhos Foto: Carlos Edler / DivulgaçãoO mesmo piso vinílico usado no living reveste o espaço, que também teve o forro rebaixado com gesso acartonado e tem como ponto principal de luz o spot com lâmpada fluorescente tubular e duas dicroicas nas extremidades.
Embaixo de uma das prateleiras, as luzes de LED ajudam na iluminação e também a destacar as fotos e os recados presos na chapa metálica branca presa à parede. Na bancada, um tampo de vidro embutido preserva a superfície de tesouras e estiletes.