Arquitetura para crianças é o tema do livro Casacadabra
É preciso apoiar, divulgar e participar de ações focadas na educação das crianças para criar cidadãos preocupados com as nossas cidades. A obra de arquitetura para crianças, Casacadabra, é um lançamento da Pistache Editorial e trata de uma viagem de descobertas por pequenos segredos da arquitetura, apresentando 10 casas pelo mundo. Além de leitura, a obra promove brincadeira com aprendizagem: tem propostas de interatividade e de atividades para serem realizadas em casa e na escola. Tudo para chamar a atenção da gurizada.
Realização: Smart e Instituto Ling, apoio: Maena e Genuinaobra Foto: Reprodução / DivulgaçãoO livro foi realizado após um financiamento coletivo em 2016 e a Smart, incorporadora porto-alegrense focada em arquitetura contemporânea e autoral, patrocina o projeto e o lançamento do livro na capital gaúcha. No lançamento, ocorrerá um bate-papo com Simone Sayegh, coautora do livro Casacadabra, sobre a importância de falar sobre arquitetura para crianças. Após a conversa, começa a sessão de autógrafos.
Atrações do lançamento
Está prevista oficina de arquitetura para crianças, com início previsto para 18h30min, A casa na cidade, com a construção de maquetes. Como pensar a casa a partir do espaço em que ela será construída? Em uma oficina lúdica para explorar a cidade e as formas de habitá-la, a criança será estimulada a pensar em relação às edificações urbanas e a conexão entre elas. Por exemplo, durante a montagem das maquetes, serão discutidas sombras, aberturas e o que deixa a casa em pé. Como será usado material reciclável, a reutilização e a transformação de uso também fará parte das ideias em pauta com os pequenos. Claro que a criatividade das crianças na criação de edificações e explorar suas percepções será o grande estímulo.
Foto: Reprodução / DivulgaçãoA oficina tem início às 18h30 e é voltada para crianças de 7 a 11 anos. Crianças de até 7 anos podem assistir acompanhadas dos pais. As vagas são limitadas e a inscrição deve ser feita pelo e-mail educativo@institutoling.org.br.
Quem são as autoras:
Bianca Antunes: Jornalista formada e mestre pela ECAUSP (2000 e 2008), pós-graduada na Escola da Cidade (2015), atua há 12 anos na difusão da arquitetura. Foi editora da revista AU – Arquitetura e Urbanismo (Editora PINI) de 2009 a 2016, e editora-assistente da mesma revista (2004 a 2009). Autora de livros de arquitetura pelas editoras C4 e BEI, organizadora do livro Entrevistas (Editora PINI). Aluna do programa Mundus Urbano (2016/2018).Simone Sayegh: Arquiteta formada pela FAUUSP (1995) e trabalha há 16 anos na difusão da arquitetura em revistas especializadas e sites para o público final, como revista AU – Arquitetura e Urbanismo (Editora PINI) e UOL. Seus textos constam em livros de arquitetura e livros técnicos.Carolina Hernandes: Responsável pelo projeto gráfico e pelas ilustrações do livro Casacadabra, Carolina é designer e ilustradora formada pelo Instituto Europeo di Design (2014), cursou arquitetura e urbanismo na FAU-USP e é pós-graduanda em planejamento e produção de mídia impressa pelo SENAI/SP (2016).
Realização: Smart e Instituto Ling | Apoio: Maena e Genuinaobra