Celulares terão mais um dígito no Rio Grande do Sul a partir de novembro
A partir de 6 de novembro, os celulares terão mais um dígito no Rio Grande do Sul. Junto a Santa Catarina e Paraná, o Estado é o último a acrescentar o 9 à frente dos números atuais. A mudança foi estabelecida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), por meio de uma resolução de 2010.
O objetivo, conforme a autarquia, é "aumentar a disponibilidade de números na telefonia celular" e "dar continuidade ao processo de padronização da marcação das chamadas". A alteração foi feita progressivamente, começando por São Paulo em 2012. Os números de telefones fixos não serão modificados.
Leia também:
Os sonhos e desafios dos criadores de startups no Rio Grande do Sul
O que empresas podem e o que não podem na hora de cobrar dívida
As ligações com oito dígitos ainda serão completadas por um tempo determinado após 6 de novembro, como forma de adaptação. Gradualmente, os usuários devem receber mensagens com orientação sobre a nova forma de discagem e interceptações passam a ocorrer nessas regiões.
PARA ATUALIZAR A AGENDA
Confira aplicativos gratuitos que atualizam a lista de contatos
Vivo 9º Dígito
Altera os números dos celulares das áreas com DDD de nove dígitos para o novo formato. O aplicativo funciona em todas as operadoras. Se quiser, pode incluir o código de operadora 15 nos seus contatos, para ligações de longa distância. Disponível para iOS e Android
Nono Dígito Tim
Ajusta os números celulares dos Estados que já têm nove dígitos para o novo formato e grava os números alterados na agenda do usuário.
Disponível para iOS e Android
Oi 9º Dígito
Possibilita formatar seus contatos para efetuar ligações quando estiver viajando para fora de sua cidade ou fora do Brasil, organiza sua agenda e insere o nono digito em todos os contatos das regiões que adotaram este novo formato de numeração. Você ainda pode padronizar os números da sua agenda com o código de longa distância da Oi.
Disponível para iOS e Android
Embratel 9º Dígito
Além de atualizar os números, padroniza o formato com a operadora de longa distância 21 da Embratel. Pode ser usado por clientes de outras operadoras.
Disponível para iOS e Android
9º Dígito Leucotron
Sem pertencer a nenhuma operadora, automatiza a inserção do nono dígito para números móveis de acordo com o cronograma da Anatel.
Disponível para iOS e Android
TIRE SUAS DÚVIDAS
Por que os números dos telefones celulares terão nove dígitos?
O objetivo é ampliar a disponibilidade de números na telefonia celular e dar continuidade ao processo de padronização da marcação das chamadas
O nono dígito será adicionado aos números de todo o Brasil?
O nono dígito será implementado em todo o Brasil até o fim de 2016. A inclusão do nono dígito ocorreu no DDD 11 em 2012. Em 2013, o nono dígito foi implementado nos demais DDDs do Estado de São Paulo (12, 13, 14, 15, 16, 17, 18 e 19) e nos DDDs dos Estados do Rio de Janeiro (21, 22 e 24) e do Espírito Santo (27 e 28) e assim por diante em todas as regiões. A região sul é a última a ter o sistema implementado
Os números dos telefones fixos também irão mudar?
Não, os números continuarão com oito dígitos.
O usuário de telefone fixo também terá de discar o nono dígito para chamadas a telefones celulares que ganharem o nono dígito?
Sim. Quem ligar de qualquer telefone — seja fixo ou móvel — para um telefone celular que tenha o nono dígito acrescentado terá de acrescentar o 9 antes do número antigo.
As ligações serão completadas caso não seja incluído o número 9?
As ligações com oito dígitos ainda serão completadas entre o dia 6 e 15 de novembro deste ano.
Tenho um pedido de portabilidade pendente. O que acontecerá com ele?
O processo de portabilidade acontecerá normalmente.
Posso manter meu número atual sem acrescentar o nono dígito?
Não. A mudança afetará todos os celulares dos DDDs de RS, SC e PR.
Quem providenciará a alteração de minha da agenda do meu telefone?
Cabe ao próprio usuário providenciar essa mudança em sua agenda de contatos. Essa alteração só deve ser feita a partir do dia 6 de novembro.
O que fazer no WhatsApp?
O aplicativo vincula sua conta atual à sua conta com o novo número automaticamente — você não precisará fazer nada. Eles fazem todos os ajustes necessários para que você possa continuar a usar o WhatsApp sem a necessidade de criar uma nova conta. Em alguns casos, é possível que você veja duas conversas para um mesmo contato, com a diferença do nono dígito. Nestes casos você deve utilizar a conversa com o número modificado.
Os números de rádio vão mudar?
Os números usados como terminais de rádio não irão mudar, permanecendo com 8 dígitos.
Fonte: Anatel e WhatsApp