Painéis de OSB criam setorizações em sede de empresa
Construída em 1925, a casa no bairro Moinhos de Vento, adquirida pela empresa Ivo Rizzo na década de 1970 sempre foi um xodó arquitetônico da empresa. Além dos espaços alugados e áreas culturais, como o pátio, desde abril é também o endereço da sede da construtora, que deixou uma sala com o dobro de área para atuar em 120 metros quadrados no segundo andar da edificação. Assinada pela arquiteta Victória Rizzo , a obra respeitou materiais originais, como as esquadrias e o piso – cujas tábuas passaram por um processo que refez todo o rejunte. Também valorizou os tijolos, que hoje destacam algumas paredes.
Foto: Marcelo Donadussi / Divulgação Foto: Marcelo Donadussi / Divulgação– Quando descascamos, vimos que alguns estavam danificados. Foi feito, então, um trabalho com reboco e água, passados com empenadeira para dar essa aparência atual – explica Victória.
Foto: Marcelo Donadussi / DivulgaçãoPara setorizar os espaços, a solução foram as paredes com placas de OBS, instaladas com suportes de ripas de madeira. Segundo Victória, em torno de 30 metros quadrados do material foram utilizados, com um custo aproximado de R$ 25 o metro quadrado.
Foto: Marcelo Donadussi / DivulgaçãoA nova elétrica foi instalada com eletrocalhas aparentes e a copa ganhou uma diferença de altura no piso em relação aos demais recantos, divididos em recepção, área conjunta de trabalho es salas de reunião e do presidente.
Foto: Marcelo Donadussi / Divulgação Foto: Marcelo Donadussi / DivulgaçãoBOA IDEIA
Para não gastar muito, a arquiteta comprou uma torneira de plástico em uma ferragem e personalizou com tinta spray da Suvinil , na cor amarela.
Foto: Marcelo Donadussi / DivulgaçãoO contraste chama atenção no banheiro, com bancada de concreto com verniz para impermeabilização. Os revestimentos antigos precisaram ser substituídos, e nas paredes foram aplicados azulejos pretos na área que pode sofrer com respingos.