Добавить новость





160*600

Новости сегодня на DirectAdvert

Новости сегодня от Adwile

Актуальные новости сегодня от ValueImpression.com


Опубликовать свою новость бесплатно - сейчас


Ano letivo começa com estreia do 9º ano na maioria das escolas particulares

Milhares de alunos da rede particular do Estado entrarão pela primeira vez no 9º ano do Ensino Fundamental em 2016. Eles estreiam na nova etapa porque, em 2008, a maioria das escolas privadas alterou a duração do ciclo educacional de oito para nove anos.

A mudança foi determinada em fevereiro de 2006, por meio de uma lei federal. A medida estipulou que todas as escolas, públicas e particulares, deveriam aderir ao novo modelo até 2010, com matrícula a partir dos seis anos, e não dos sete. A idade da chegada ao Ensino Médio permanece a mesma, 15 anos, mas os alunos do novo sistema terão um ano a mais de preparação.

Leia mais:
"Ampliar o tempo não basta", afirma psicopedagoga
Volta às aulas tem 9º ano nas particulares e reparos nas escolas públicas
Conclusão do Ensino Médio cresce 15% no RS

VÍDEO: o que pensam os alunos sobre o 9º ano escolar

— O 9º ano é o encerramento de uma etapa que ganhou um ano a mais no início, apostando na alfabetização e no letramento. Mas nem por isso podemos fazer a comparação do 9º ano à antiga 8ª série. É um ano diferente, que encerra um ciclo diferente — afirma a professora do curso de Pedagogia da Unisinos, Regina Urmersbach.

Especialista em alfabetização e gestão da educação, Regina afirma que o novo modelo se diferencia no respeito ao ritmo de cada criança e na possibilidade de explorar mais os conteúdos. Mais do que um currículo ampliado, o ensino de nove anos pretende ter uma metodologia de trabalho mais individualizada, segundo a pesquisadora.

— A mudança tem o objetivo de melhorar a qualidade de ensino e, para isso, não pode significar apenas um ano a mais. É preciso que toda a comunidade escolar assuma esse compromisso de qualificação — completa.

Professora do Colégio Sinodal, em São Leopoldo, Elisabeth Victoria Haas, 66 anos, conta que já passou por várias mudanças na educação em seus 42 anos de magistério, mas nenhuma com tanta expectativa como o 9º ano. Para ela, ter uma etapa a mais no Ensino Fundamental tornará o ingresso no Ensino Médio mais tranquilo para os alunos.

— A entrada no Ensino Médio sempre foi muito traumática, porque vinha com componentes curriculares assustadores como física e química, que, agora, optamos por trabalhar de forma mais tranquila já no 9º ano. Com isso, acredito que essa passagem se tornará mais fácil — explica.

Na visão dos alunos, o nono ano enfrentou resistência no início, mas depois foi aceito como um tempo a mais de preparação aos desafios do Ensino Médio, que incluem a escolha da profissão.

— Quando veio a novidade, ninguém gostou muito, porque ia ser mais um ano no colégio estudando, mais um ano com prova. Mas depois, todo mundo acabou vendo que ia ser mais um ano para pensar o que tu quer para a vida — afirma Paula Kahle, 14 anos, aluna de uma das primeiras turmas do 9º ano do Colégio Farroupilha, em Porto Alegre.

Pai da estudante, o advogado Bruno Kahle Filho, 52 anos, conta que as famílias apoiaram o novo modelo desde o início.

— Como pai, eu acho essa mudança excelente. Espero que a escola garanta mais preparação para o Enem e para o mercado de trabalho — diz.

Mudança criará lacuna no Ensino Médio

No Rio Grande do Sul, conforme o Sindicato do Ensino Privado do Estado (Sinepe), a maioria das escolas particulares iniciou a transição em 2008. Os últimos alunos do Ensino Fundamental com duração de oito anos foram matriculados em 2007 e ingressaram no Ensino Médio em 2015. Como os primeiros alunos do modelo de nove anos permanecerão no Fundamental em 2016, em algumas escolas não haverá turmas do 1º ano do Ensino Médio. Em 2017, não haverá turmas do 2º ano e, em 2018, do 3º.

Problemão para os estudantes do antigo modelo que rodaram (ou rodarão). Para quem foi reprovado em um dos colégios particulares que não oferecerão a série neste ano, a saída foi buscar outra instituição.

Isso aconteceu, por exemplo, no Colégio Israelita Brasileiro, onde apenas dois alunos do 1º ano do Ensino Médio teriam de repetir. Por serem casos pontuais, de alunos que entraram no meio do período letivo, eles decidiram procurar outra escola.

— O impacto de não ter um ano foi grande na questão dos professores. Foi preciso jogo de cintura para distribuir (os docentes) entre as turmas e planejar esses três anos. Um professor de Ensino Médio às vezes não está preparado para dar aula no Fundamental, mas assumimos o compromisso de manter todo o nosso quadro — explica o superintendente-geral do Israelita, Janio Alves.

O mesmo ocorreu no Colégio Farroupilha, também na Capital. Com apenas três alunos do 1º ano do Ensino Médio reprovados no ano passado, a escola não conseguiu montar uma turma este ano, e eles tiveram de deixar a instituição.

— Alunos que repetiram em até duas disciplinas puderam continuar na escola, no sistema de progressão parcial (dependência) — informa Marícia Ferri, diretora pedagógica do Farroupilha.

Graças a novas matrículas, o Colégio Sinodal, de São Leopoldo, conseguiu fechar uma turma de 1º ano do Ensino Médio que, com 29 alunos, acolherá também quem repetiu em 2015.

— Como serão alunos novos e reprovados, será uma turma que merece muita atenção, com aulas de adaptação — diz Merlinde Piening Kohl, coordenadora pedagógica do Sinodal.

Rede pública mudou antes

Na rede estadual, os colégios migraram para o ensino de nove anos em 2006, e os alunos matriculados no novo sistema chegaram ao 9º ano em 2015. Neste ano, apesar da mudança, o Estado não deixou de formar turmas do 1º ano do Ensino Médio. Isso porque a rede é uma "legião", segundo a diretora pedagógica da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), Márcia Coiro. São mais de 900 mil alunos, 60 mil docentes e 2,5 mil escolas. Assim, se uma instituição ficou sem turmas, outra poderia oferecer.

— Temos mais turmas e mais demandas. Além disso, a cada ano letivo, fazemos uma projeção para o ano seguinte, para ajustar as salas de aula e o trabalho dos professores — relata Márcia.

Nas escolas particulares, muitas vezes com apenas duas ou três turmas em cada ano, formar grupos com menos de 10 alunos fica muito difícil.

Já na rede pública de Porto Alegre, a transição começou por meio de um decreto municipal de 1999. A medida estipulou que, até 2000, todas as escolas deveriam oferecer nove anos no Ensino Fundamental, embora a obrigatoriedade de matrícula fosse para apenas oito anos.

— A ideia do decreto foi criar três ciclos de três anos no Ensino Fundamental, sendo os três primeiros voltados à alfabetização — afirma Eliane Meleti, chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Educação (Smed).

Na prática, à época, o município oferecia o Ensino Fundamental a partir do Jardim B, mas os pais poderiam escolher se matriculavam o filho na etapa ou não. A obrigação legal era de incluir os filhos na primeira série aos sete anos.

Com a lei federal que determinava as matrículas a partir dos seis anos, cujo prazo para adequação era 2010, o Jardim B passou a ser chamado de "1º ano" e a 1ª série de "2º ano". Consequentemente, quem estava na 8ª série passou para o 9º ano, e não houve uma lacuna entre o ensinos Fundamental e o Médio.

Leia todas as notícias de educação



Загрузка...

Читайте на сайте

Другие проекты от 123ru.net








































Другие популярные новости дня сегодня


123ru.net — быстрее, чем Я..., самые свежие и актуальные новости Вашего города — каждый день, каждый час с ежеминутным обновлением! Мгновенная публикация на языке оригинала, без модерации и без купюр в разделе Пользователи сайта 123ru.net.

Как добавить свои новости в наши трансляции? Очень просто. Достаточно отправить заявку на наш электронный адрес mail@29ru.net с указанием адреса Вашей ленты новостей в формате RSS или подать заявку на включение Вашего сайта в наш каталог через форму. После модерации заявки в течении 24 часов Ваша лента новостей начнёт транслироваться в разделе Вашего города. Все новости в нашей ленте новостей отсортированы поминутно по времени публикации, которое указано напротив каждой новости справа также как и прямая ссылка на источник информации. Если у Вас есть интересные фото Вашего города или других населённых пунктов Вашего региона мы также готовы опубликовать их в разделе Вашего города в нашем каталоге региональных сайтов, который на сегодняшний день является самым большим региональным ресурсом, охватывающим все города не только России и Украины, но ещё и Белоруссии и Абхазии. Прислать фото можно здесь. Оперативно разместить свою новость в Вашем городе можно самостоятельно через форму.



Новости 24/7 Все города России




Загрузка...


Топ 10 новостей последнего часа






Персональные новости

123ru.net — ежедневник главных новостей Вашего города и Вашего региона. 123ru.net - новости в деталях, свежий, незамыленный образ событий дня, аналитика минувших событий, прогнозы на будущее и непредвзятый взгляд на настоящее, как всегда, оперативно, честно, без купюр и цензуры каждый час, семь дней в неделю, 24 часа в сутки. Ещё больше местных городских новостей Вашего города — на порталах News-Life.pro и News24.pro. Полная лента региональных новостей на этот час — здесь. Самые свежие и популярные публикации событий в России и в мире сегодня - в ТОП-100 и на сайте Russia24.pro. С 2017 года проект 123ru.net стал мультиязычным и расширил свою аудиторию в мировом пространстве. Теперь нас читает не только русскоязычная аудитория и жители бывшего СССР, но и весь современный мир. 123ru.net - мир новостей без границ и цензуры в режиме реального времени. Каждую минуту - 123 самые горячие новости из городов и регионов. С нами Вы никогда не пропустите главное. А самым главным во все века остаётся "время" - наше и Ваше (у каждого - оно своё). Время - бесценно! Берегите и цените время. Здесь и сейчас — знакомства на 123ru.net. . Разместить свою новость локально в любом городе (и даже, на любом языке мира) можно ежесекундно (совершенно бесплатно) с мгновенной публикацией (без цензуры и модерации) самостоятельно - здесь.



Загрузка...

Загрузка...

Экология в России и мире




Путин в России и мире

Лукашенко в Беларуси и мире



123ru.netмеждународная интерактивная информационная сеть (ежеминутные новости с ежедневным интелектуальным архивом). Только у нас — все главные новости дня без политической цензуры. "123 Новости" — абсолютно все точки зрения, трезвая аналитика, цивилизованные споры и обсуждения без взаимных обвинений и оскорблений. Помните, что не у всех точка зрения совпадает с Вашей. Уважайте мнение других, даже если Вы отстаиваете свой взгляд и свою позицию. Smi24.net — облегчённая версия старейшего обозревателя новостей 123ru.net.

Мы не навязываем Вам своё видение, мы даём Вам объективный срез событий дня без цензуры и без купюр. Новости, какие они есть — онлайн (с поминутным архивом по всем городам и регионам России, Украины, Белоруссии и Абхазии).

123ru.net — живые новости в прямом эфире!

В любую минуту Вы можете добавить свою новость мгновенно — здесь.






Здоровье в России и мире


Частные объявления в Вашем городе, в Вашем регионе и в России






Загрузка...

Загрузка...





Друзья 123ru.net


Информационные партнёры 123ru.net



Спонсоры 123ru.net