Добавить новость
World News in Portuguese





160*600

Новости сегодня на DirectAdvert

Новости сегодня от Adwile

Актуальные новости сегодня от ValueImpression.com


Опубликовать свою новость бесплатно - сейчас


A culpa é sua: o peso dessa frase para a vítima de violência 

A atitude do secretário de Governo de Itumbiara, Thales Machado, em matar os dois filhos e tirar a própria vida trouxe uma nuance de debate que merece ser propagado em cada oportunidade. Diversas pessoas, nas redes sociais, ou em rodas de conversas informais, quiseram colocar a culpa na mãe devido a uma suposta traição, o que – nem de perto e muito menos de longe – não serve de justificativa para o crime. Daí se nasce o principal questionamento: por qual motivo a mulher sempre é culpada? O que faz, até em casos em que elas não estão presentes, serem vítimas de uma violência tão brutal? 

Buscando essas respostas, busquei ouvir exatamente mulheres que estão no meu ciclo. Conversei com Amanda Costa, Bruna Ariadne, Myllena Sheidegger, Giovanna Campos e Jéssica Torres. Mulheres de diferentes idades, estilos, biotipos, mas que se somam a várias outras quando falamos em serem vítimas de violência.  

A primeira pergunta, que pode parecer óbvia, foi exatamente para elas o que significa ser mulher. Amanda Costa, que tem uma paixão pela literatura e consegue transformá-la em palavras nos seus textos, descreve que ser mulher é uma luta diária e incessante de se reafirmar como alguém capaz de superar todas as dificuldades. “Você tem a impressão de que a sociedade tá te testando, ela tá te diminuindo, ela tá o tempo todo te colocando, te nivelando pra baixo. Então, por isso tudo e todas essas cobranças, eu acredito que a gente precisa o tempo todo se reafirmar, estar buscando essa necessidade tremenda de estar correndo atrás de um prejuízo, bem entre aspas, que às vezes ficou muito mais num aspecto mental e do que é dito pela própria sociedade.”

Giovanna Campos, que tem o senso de Justiça no olhar e usa o teclado do computador para alcançar tal objetivo, trouxe os versos de uma música para explicar a sua resposta. “‘Ela sabe que é forte duas vezes, porque, além de ser mulher, ela nasceu de outra.’ É ser forte e ter que ser forte o tempo todo. É ter que se provar 10 mil vezes mais do que um homem, ter que se autoafirmar e se reafirmar o tempo todo.”

Myllena Scheidegger é aguerrida ao mesmo tempo que passa uma doçura no olhar, o que não tem qualquer ligação com inocência ou imaturidade. Tendo a mãe como exemplo, ela destaca como esse espelho foi fundamental para ela chegar onde chegou. “Ela foi doméstica, então ela sempre fez de tudo pra dar do bom e do melhor pra mim e minhas irmãs. Eu falo que ser mulher é ser guerreira e minha mãe é a minha maior guerreira.”

Jéssica Torres, que demonstra uma inquietação e é ligada em tecnologia desde quando acorda até a hora que vai dormir, notava certa diferença no tratamento da família com ela em relação ao seu irmão. “Era um ensinamento totalmente diferente, no qual, quando eu pedia uma coisa que eu gostava e isso era masculino e não cabia, ou se eu sentava de perna aberta, eu era chamada atenção sobre isso. E não me explicavam muito sobre por que tantas regras, por que tanto perigo. E isso fez com que eu me tornasse uma mulher diferente do que eu imaginava que eu ia me tornar diante das coisas que eu passei”. 

Todas as entrevistadas destacaram uma situação em que foram inviabilizadas por conta da cultura machista. Amanda explica que sofreu uma violência em dose dupla: ao buscar o emprego em uma emissora de TV, foi obrigada a perder a sua identidade ao ter que alisar o seu cabelo cacheado pois ouviu que “não ficaria bem no vídeo”. Myllena também descreve que passou pela mesma situação, só que induzida por um membro da família: a avó. Ela conta ainda que sofreu preconceito pelo fato do seu corpo não se encaixar dentro do padrão esperado pela sociedade como o correto para “beleza”. Giovanna relata que vivenciou a violência dentro de casa, ao ver a própria mãe ser humilhada e culpada pelo comportamento agressivo que o pai demonstrava. Por ter tido três filhos de pais diferentes, não faltou palavras pejorativas para se referir a essa mulher. Após a separação, ela ainda foi criticada, mas conseguiu dar a volta por cima ao estudar e se formar em contabilidade, passando até em um concurso. Mas o ciclo de violência teve recomeçou com outra vítima. O pai da Giovanna se relacionou com outra mulher, que acabou não tendo a mesma sorte e tirou a própria vida diante das constantes violências. Mesmo assim, ele ainda foi taxado como vítima na situação. 

Bruna é a mais nova da roda de conversa e demonstra uma capacidade incrível de interlocução. Mas, na profissão que escolheu exercer, já foi constantemente desrespeitada ao ser remanejada para cobrir política na sua cidade natal,  Anápolis. As críticas vieram no primeiro dia de cobertura na Câmara Municipal da cidade, com comentários de que “ela não saberia cobrir política por ser mulher”. É claro que o episódio só serviu de combustível para ir além e tem conseguido, mas não significa que não deixou marcas. 

Jéssica conta que, no ambiente corporativo, já foi assediada brutalmente pelo chefe, mas o caso mais revoltante foi ela ser atacada dentro do veículo por um homem vestido de palhaço e que fazia malabarismo em um sinaleiro da capital. Na ocasião, ela buscou ajuda da polícia e a resposta que teve doeu ainda mais naquele momento de vulnerabilidade: “Olha como você também está vestida. Como você não queria que acontecesse o que aconteceu”. Acuada, ela decidiu ir para casa e, mais uma vez, sofreu uma violência, dessa vez por um parente, ao induzi-la a sequer falar sobre o caso. Terapia em dia a libertou do trauma. 

A resposta de todas são unânimes ao serem questionadas sobre o porquê das mulheres serem taxadas por culpadas. Entendem que a sociedade julga mais fácil culpar a mulher de imediato pela cultura estruturada de que ela deve sempre ser o pilar da casa ou do relacionamento. E, para que tudo saia dentro do combinado, ela deve seguir o manual dos bons costumes que foi escrito pela métrica de quem sequer sabe a qual situação que aquela mulher é submetida. Mesmo assim, se ela sair um centímetro daquele caminho, a culpada vai ser ela. Até nos casos mais esdrúxulos, como o que Myllena traz: a sogra dela enterrava o pai e, ao voltar para casa, encontrou o marido com outra na cama. Mesmo assim, a culpada foi a recém órfã, pois não soube cuidar bem do casamento. 

Diante de ouvi-las, eu cheguei a uma conclusão: há muito a ser debatido sobre o papel da mulher na sociedade e como elas são vistas, inclusive pelas similares. Mas agora o debate não pode ser superficial. Ele tem que ser mais aprofundado, ao mesmo tempo que não há explicação plausível para que o homem passe de autor para vítima em um piscar de olhos diante de uma tragédia familiar. Este jornalista acredita que Thales não agiu de uma hora para outra. Ele calculou cada passo, inclusive pós–morte, já que ele sabia que a mulher dele seria massacrada por uma sociedade completamente doentia. A atitude dele foi extremamente covarde. 

Cada mulher perto de você já sofreu um tipo de violência. Basta você tirar um tempo para ouvi-la. E você deve se questionar: será que realmente todas elas foram culpadas pelo o que aconteceu? Se disser que sim, sinto em lhe dizer que você é um ser humano que já apodreceu por dentro. 

Leia também: Sem acordo, EUA e Rússia colocam mundo em alerta sobre produção desenfreada de armas nucleares

O post A culpa é sua: o peso dessa frase para a vítima de violência  apareceu primeiro em Jornal Opção.


Загрузка...

Загрузка...

Читайте на сайте

Другие проекты от 123ru.net








































Другие популярные новости дня сегодня


123ru.net — быстрее, чем Я..., самые свежие и актуальные новости Вашего города — каждый день, каждый час с ежеминутным обновлением! Мгновенная публикация на языке оригинала, без модерации и без купюр в разделе Пользователи сайта 123ru.net.

Как добавить свои новости в наши трансляции? Очень просто. Достаточно отправить заявку на наш электронный адрес mail@29ru.net с указанием адреса Вашей ленты новостей в формате RSS или подать заявку на включение Вашего сайта в наш каталог через форму. После модерации заявки в течении 24 часов Ваша лента новостей начнёт транслироваться в разделе Вашего города. Все новости в нашей ленте новостей отсортированы поминутно по времени публикации, которое указано напротив каждой новости справа также как и прямая ссылка на источник информации. Если у Вас есть интересные фото Вашего города или других населённых пунктов Вашего региона мы также готовы опубликовать их в разделе Вашего города в нашем каталоге региональных сайтов, который на сегодняшний день является самым большим региональным ресурсом, охватывающим все города не только России и Украины, но ещё и Белоруссии и Абхазии. Прислать фото можно здесь. Оперативно разместить свою новость в Вашем городе можно самостоятельно через форму.



Новости 24/7 Все города России




Загрузка...


Топ 10 новостей последнего часа






Персональные новости

123ru.net — ежедневник главных новостей Вашего города и Вашего региона. 123ru.net - новости в деталях, свежий, незамыленный образ событий дня, аналитика минувших событий, прогнозы на будущее и непредвзятый взгляд на настоящее, как всегда, оперативно, честно, без купюр и цензуры каждый час, семь дней в неделю, 24 часа в сутки. Ещё больше местных городских новостей Вашего города — на порталах News-Life.pro и News24.pro. Полная лента региональных новостей на этот час — здесь. Самые свежие и популярные публикации событий в России и в мире сегодня - в ТОП-100 и на сайте Russia24.pro. С 2017 года проект 123ru.net стал мультиязычным и расширил свою аудиторию в мировом пространстве. Теперь нас читает не только русскоязычная аудитория и жители бывшего СССР, но и весь современный мир. 123ru.net - мир новостей без границ и цензуры в режиме реального времени. Каждую минуту - 123 самые горячие новости из городов и регионов. С нами Вы никогда не пропустите главное. А самым главным во все века остаётся "время" - наше и Ваше (у каждого - оно своё). Время - бесценно! Берегите и цените время. Здесь и сейчас — знакомства на 123ru.net. . Разместить свою новость локально в любом городе (и даже, на любом языке мира) можно ежесекундно (совершенно бесплатно) с мгновенной публикацией (без цензуры и модерации) самостоятельно - здесь.



Загрузка...

Загрузка...

Экология в России и мире




Путин в России и мире

Лукашенко в Беларуси и мире



123ru.netмеждународная интерактивная информационная сеть (ежеминутные новости с ежедневным интелектуальным архивом). Только у нас — все главные новости дня без политической цензуры. "123 Новости" — абсолютно все точки зрения, трезвая аналитика, цивилизованные споры и обсуждения без взаимных обвинений и оскорблений. Помните, что не у всех точка зрения совпадает с Вашей. Уважайте мнение других, даже если Вы отстаиваете свой взгляд и свою позицию. Smi24.net — облегчённая версия старейшего обозревателя новостей 123ru.net.

Мы не навязываем Вам своё видение, мы даём Вам объективный срез событий дня без цензуры и без купюр. Новости, какие они есть — онлайн (с поминутным архивом по всем городам и регионам России, Украины, Белоруссии и Абхазии).

123ru.net — живые новости в прямом эфире!

В любую минуту Вы можете добавить свою новость мгновенно — здесь.






Здоровье в России и мире


Частные объявления в Вашем городе, в Вашем регионе и в России






Загрузка...

Загрузка...





Друзья 123ru.net


Информационные партнёры 123ru.net



Спонсоры 123ru.net