Projeto de chocolate “sustentável” e pouco calórico da UFG é escolhido para programa da Unesco
Um projeto incubado na Universidade Federal de Goiás (UFG) foi selecionado para integrar um programa internacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
A Nutricandies, iniciativa apoiada pelo Centro de Empreendedorismo e Incubação (CEI) da UFG, é a única empresa de Goiás entre as selecionadas para o Youth Impact: Because You Matter, voltado ao apoio de soluções lideradas por jovens para desafios ambientais e sociais.
À frente da Nutricandies está o pesquisador goiano Gustavo Rocha, doutor em Ciência e Tecnologia em Alimentos pela Escola de Agronomia da UFG. De acordo com a organização do programa, a seleção considerou critérios como inovação, base científica e potencial de impacto nos sistemas alimentares.
O principal produto desenvolvido pela empresa é o Chocolate Mel de Cacau, formulado a partir de cacau, fibra de maçã e mel de cacau, líquido extraído da polpa do fruto, geralmente descartado no processo de colheita por sua instabilidade.
Segundo a Nutricandies, a proposta do produto envolve o aproveitamento desse subproduto e a redução do teor calórico em comparação a chocolates tradicionais. O desenvolvimento inclui pesquisas para estabilizar o mel de cacau e utilizá-lo como adoçante natural.
O Youth Impact: Because You Matter oferece capacitação, mentoria especializada e apoio financeiro aos projetos selecionados, além de promover a conexão com uma rede internacional de especialistas e instituições.
O objetivo é fortalecer modelos de negócio e ampliar o alcance de iniciativas relacionadas à segurança alimentar e à sustentabilidade. Além do suporte do CEI da UFG, a Nutricandies também recebe apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), por meio do projeto Trilhas da Inovação.
Leia também: Arqueólogos encontram lousa da era vitoriana com rabiscos de crianças em escavação em Londres
O post Projeto de chocolate “sustentável” e pouco calórico da UFG é escolhido para programa da Unesco apareceu primeiro em Jornal Opção.