Menino de 5 anos detido por agentes de imigração nos EUA retorna para casa após decisão judicial; vídeo
O menino equatoriano Liam Conejo Ramos, de 5 anos, voltou para casa, em Minnesota, após ser libertado por ordem da Justiça dos Estados Unidos. A informação foi confirmada neste domingo, 1º, por parlamentares do Partido Democrata que acompanharam o caso.
Liam e o pai, Adrián Conejo Arias, foram detidos em 20 de janeiro por agentes do Serviço de Imigração e Controle de Alfândega (ICE), quando saíam de casa para que a criança fosse à escola, em um subúrbio de Minneapolis. A abordagem foi registrada por moradores e ganhou repercussão internacional, gerando protestos contra as operações migratórias na região.
Apesar de terem entrado legalmente no país como requerentes de asilo, pai e filho foram levados para um centro de detenção familiar em Dilley, a mais de 1.800 quilômetros do local da abordagem. No sábado, 30, uma decisão judicial determinou a libertação dos dois.
Segundo Katherine Schneider, porta-voz do deputado democrata Joaquín Castro, o parlamentar foi até Dilley buscar Liam e o pai e os acompanhou no retorno a Minnesota, concluído no domingo.
Na decisão que autorizou a libertação, o juiz federal Fred Biery criticou duramente a atuação das autoridades migratórias, afirmando que ações do tipo expõem crianças a risco de trauma. Para o magistrado, a detenção decorreu de uma política mal planejada de metas diárias de deportação.
“O caso tem origem em uma busca mal concebida e implementada de forma incompetente pelo governo, que aparentemente admite traumatizar crianças para cumprir metas”, escreveu o juiz. Ele acrescentou que eventuais retornos ao país de origem deveriam ocorrer por meio de uma política “mais ordenada e humana”.
Além de Liam, outros três estudantes do mesmo distrito escolar também foram detidos durante a operação migratória realizada em Minnesota. As ações ocorreram no contexto de uma ofensiva de fiscalização determinada pelo governo do presidente Donald Trump, concentrada em Minneapolis e Saint Paul.
A operação foi marcada por confrontos e, segundo autoridades locais, resultou na morte de dois cidadãos norte-americanos durante ações de agentes federais.
Leia também
O post Menino de 5 anos detido por agentes de imigração nos EUA retorna para casa após decisão judicial; vídeo apareceu primeiro em Jornal Opção.