Goiânia entra no hall de destinos para se curtir o pré-Carnaval no Brasil
Goiânia tem se tornado um dos principais destinos para se aproveitar o pré-Carnaval no Brasil. A popularidade da festa em solo goianiense foi crescendo ao longo dos anos e, com apoio do Governo de Goiás, iniciado em 2024, fez com que o evento contasse com um grande estrutura, tendo uma grande novidade em 2026: um trio elétrico vindo da Bahia.
A movimentação, claro, tem contagiado diversos setores de serviços da cidade. Como é o caso dos bares e restaurantes da capital. Segundo o presidente do Sindibares, Newton Pereira, no pré e durante o Carnaval, a expectativa é que haja um aumento de 20% nas vendas nos estabelecimentos que ficam em torno da Avenida 85, local de contratação dos foliões que vão acompanhar os shows do Dennis DJ, Léo Santana e Guilherme e Benuto no dia 7 de fevereiro, a partir das 16h.
“Estamos estimando para o dia uma alavancagem em torno de 20% nas vendas dos bares ali da região. Esse é um movimento crescente em que acreditamos que, daqui amis alguns anos, Goiânia vai se consolidar como destino turístico tanto para o pré quanto para o Carnaval”, indica.
Para ele, a organização do evento foi o resultado da união da liga de bloquinhos até então independentes de Goiânia. “Começou de forma muito acanhada há anos e foi tomando uma crescente muito interessante. O pré-Carnaval movimenta bastante os bares e restaurantes na semana que antecede o Carnaval. Por causa disso, a expectativa cresce a cada ano”, completa.
Outro setor que também já sente o impacto positivo da festa é o hoteleiro. Ao Jornal Opção, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Goiás (ABIH-GO), Charleston Pimentel, afirma que, desde o ano passado, o pré-Carnaval tem evoluído e que isso tem levado a uma maior busca de hospedagem em Goiânia.
“Para esse ano, a gente está com um aumento médio de 80% na procura. Tem hotéis que estarão com a capacidade máxima, inclusive. Justamente porque estão vindo mais foliões de várias partes de Goiás, de Brasília e até de outros estados”, explica.
O presidente da ABIH-GO disse que o investimento no pré-Carnaval tem trazido bons resultados para a cidade. “Vai ser bom para Goiânia, para a hotelaria, vai ter novos empregos emprego, contribuição… Vai ser bom para todo mundo. A economia, com certeza, vai melhorar”, completa.
100 mil foliões
A expectativa da Agência Municipal de Turismo e Eventos (GoiâniaTur) é de que 100 mil foliões passem por Goiânia no dia 7 de fevereiro. A Prefeitura de Goiânia destinou R$ 500 mil para a realização do pré-Carnaval da capital em 2026, por meio de um termo de fomento firmado entre a GoiâniaTur e o Sindicato de Turismo e Hospitalidade no Estado de Goiás (Sindtur-GO). O evento tem estimativa de movimentação econômica de R$ 5 milhões em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Segundo a presidente da GoiâniaTur, Nárcia Kelly, as atrações musicais escolhidas para o Folia Goiás neste ano contribuem para o sucesso do evento.
“Léo Santana é sucesso no Carnaval de Salvador e vai estar aqui em Goiânia. Diante disso, as expectativas são as melhores. A expectativa dos representantes dos blocos e da organização do evento é que 100 mil foliões estejam na avenida”, pontua Nárcia Kelly, presidente da GoiâniaTur.
Outro diferencial pontuado pela presidente é que Goiânia se tornou a cidade mais segura para se passar o pré-Carnaval, além de contar com um povo bastante acolhedor. “Acredito que os goianos vão vir participar da nossa festa e também acredito em turistas vindo do Brasil inteiro porque o pré-Carnaval de Goiânia já é um sucesso”, complementa.
Para que isso aconteça, todas as forças de segurança estarão de prontidão para evitar que furtos e roubos aconteçam durante o evento. “Estamos planejando um efetivo de 60 agentes e mais de 20 viaturas dedicadas para patrulhar os locais de festa. Os locais de atuação serão os locais de circulação, os terminais, as escolas, os parques da cidade, e, principalmente, nos blocos de Carnaval de rua”, explica o diretor operacional da Guarda Civil Municipal (GCM), Danilo César.
Danilo César ainda orienta os foliões a como curtirem a festa com segurança. “Nessa época de Carnaval, existe muita questão de furtos que, às vezes, ocorrem por descuido porque a pessoa deixa o celular no bolso ou a carteira em local visível. Portanto, tome cuidado com essas situações. E lembre-se: se for beber, não dirija”.
Carnaval dos Amigos
Em mais uma edição, Goiânia contará com o tradicional Carnaval dos Amigos também no dia 7 de fevereiro. O evento é privado e reúne os blocos Café Nice, dos Amigos e Pedacinho do Xéu. As atrações artísticas serão Emanuelle Araújo, Noys é Noys, Heróis de Botequim, DJ Fábio Ferrá e a Bateria do Coró de Pau. O evento oferece open bar e open food no Espaço Equatore (Setor Bueno), das 12h às 18h.
A história começa há exatos 23 anos, com um grupo de amigos que resolveu fazer um Carnaval nos moldes dos tradicionais do Rio de Janeiro e Recife. Um antigo bar e restaurante localizado na esquina da Avenida T-4 com a Rua T-65 foi palco para essa folia, regada de marchinhas, feijoada e chopp.
“Em Goiânia não existia nada do gênero. A gente achou que seria muito difícil de sair na rua, mas pensamos que, com seis horas de chopp, criaríamos coragem para descer a Avenida T-4 até um outro bar que tinha ali – onde hoje é a Maternidade Amparo, no Parque Vaca Brava”, explica o fundador do Bloco dos Amigos, Rener Bilac.
“A população de Goiânia não sabia mais o que era confete e nem serpentina. A gente quis resgatar as marchinhas de Carnaval e samba enredo. No primeiro ano tivemos prejuízo, mas ele foi um tanto que alegre, pois tínhamos que fazer uma ressaca dos amigos para pagar as despesas”, complementa.
O Carnaval dos Amigos reúne o Bloco Café Nice, Bloco dos Amigos e Pedacinho do Xéu. Em entrevista ao Jornal Opção, o idealizador do Bloco Café Nice, Fernando Jorge, explicou que logo no 3º ano de participação assumiu a frente da organização de todo o evento.
“A minha proposta de sempre ter uma estrutura para receber todos os foliões, fomos organizando a estrutura, shows, segurança e tudo que um evento de grande porte necessita para ser bem sucedido’, explica Fernando Jorge.
Ainda de acordo com o idealizador do bloco Café Nice, a ida para a Avenida 85 é um detalheque fez a festa ficar gigante. “O apoio do Governo de Goiás, da Prefeitura e todas as secretarias envolvidas fez o Carnaval dos Amigos e hoje também o Circuito Folia Goiás se tornarem a maior festa de rua em nosso estado. Acredito que, com o lançamento das atrações deste ano, iremos bater recordes de público”, finaliza.
Confira como foi a evolução do pré-Carnaval de Goiânia:
Leia também:
Confira quais artistas vão participar do Carnaval 2026 em Goiânia
Bloco Socialista anuncia programação do Carnaval 2026 em Goiânia
O post Goiânia entra no hall de destinos para se curtir o pré-Carnaval no Brasil apareceu primeiro em Jornal Opção.