Após semana de fortes chuvas, Rua Desembargador Emílio Póvoa, no Criméia Leste, voltou a registrar alagamentos; vídeo
Após semana de fortes chuvas em Goiânia, a Rua Desembargador Emílio Póvoa, no Criméia Leste, voltou a registrar alagamentos. O presidente da Câmara Municipal, o vereador Romário Policarpo (PRD), esteve no local e destacou que diversas intervenções já foram e serão realizadas na região, mas a situação não mudará enquanto a população não se conscientizar.
Policarpo disse que a primeira ação consistiu na limpeza da área. Em seguida, foram ampliadas as covas nas margens do rio e aumentadas as anilhas responsáveis pelo escoamento da água. Apesar das medidas, os alagamentos continuam ocorrendo.
O vereador apontou como principal causa do problema o descarte irregular de lixo e entulho dentro e às margens do rio. “Infelizmente, empresas e moradores ainda fazem esse descarte quase diariamente. Quando chove, esses resíduos são levados para o leito do rio, bloqueando o fluxo da água e causando novos alagamentos”, afirmou.
Em vídeo publicado no Instagram, Policarpo reforçou que a solução passa também pela conscientização da população. Ele destacou que o entulho acumulado fecha o canal do rio, impedindo o escoamento da água e provocando a invasão das casas. O parlamentar pediu que moradores denunciem casos de descarte irregular à Prefeitura de Goiânia.
“Isso é crime, é punível com multa, apreensão do veículo e, em alguns casos, dá até prisão. Então denunciem, façam a ligação para o 153 da nossa Guarda Civil Metropolitana”, disse.
Policarpo informou ainda que novas obras serão realizadas na região, incluindo a revitalização das calçadas e a análise de projetos que possam melhorar a drenagem. No entanto, ressaltou que, sem a colaboração da comunidade, será impossível resolver definitivamente o problema.
“Mesmo com todas as obras que nós vamos novamente fazer aqui, já será a quarta vez, se continuar jogando entulho, infelizmente a gente não vai resolver”, concluiu.
A visita ocorreu logo após a chuva, para que a equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) pudesse observar melhor os impactos do acúmulo de resíduos no canal.
Leia também:
Nevasca histórica paralisa os EUA: 230 mil pessoas já estão sem energia elétrica
Municípios se articulam para absorver turistas do Moto GP em Goiânia; veja quais
O post Após semana de fortes chuvas, Rua Desembargador Emílio Póvoa, no Criméia Leste, voltou a registrar alagamentos; vídeo apareceu primeiro em Jornal Opção.