Alego conquista Selo Diamante de Transparência pelo terceiro ano consecutivo
A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) conquistou, pelo terceiro ano seguido, o Selo Diamante, a mais alta certificação do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP). Com 99,85% de conformidade, o parlamento goiano se consolida entre as casas legislativas mais transparentes do Brasil, em avaliação que analisou mais de 10 mil portais de órgãos públicos em todo o país.
O resultado foi divulgado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), entidade que coordena o PNTP. O índice representa avanço em relação a 2024, quando a Alego obteve 99,67%.
Além da nota geral elevada, a Casa atingiu 100% de cumprimento nos critérios classificados como essenciais pela metodologia do programa. O presidente da Alego, Bruno Peixoto (UB), comemorou a certificação. “Três anos da nossa gestão, terceiro consecutivo selo máximo em transparência, selo diamante. Gestão com eficiência e transparência”, afirmou.
O Programa Nacional de Transparência Pública avalia os portais institucionais com base em mais de 130 critérios, que vão desde acessibilidade e informações institucionais até a divulgação detalhada de despesas, licitações, contratos, salários de servidores e diárias. O Selo Diamante é concedido apenas aos órgãos que alcançam nível de conformidade superior a 95%.
Entre as ações implementadas pela gestão da Alego em 2025, destacam-se:
- Projeto de transparência das emendas parlamentares, com uso de QR Codes para identificar obras financiadas com esses recursos;
- Programa de compliance, desenvolvido em parceria com a Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO).
Leia também:
- DC monta chapa sem nomes da Alego e mira liderança do sertanejo para a Câmara Federal
- Após projeto da Alego, Goiás regulamenta uso de som automotivo e impõe regras mais rígidas para eventos
O post Alego conquista Selo Diamante de Transparência pelo terceiro ano consecutivo apareceu primeiro em Jornal Opção.