DC monta chapa sem nomes da Alego e mira liderança do sertanejo para a Câmara Federal
O Democracia Cristã (DC) projeta eleger entre dois e três deputados estaduais em Goiás nas eleições de 2026. Segundo o presidente estadual da sigla, Alexandre Magalhães, a estratégia passa pela montagem formada exclusivamente por políticos atualmente sem mandato de deputado estadual. Além da expectativa de um candidato do sertanejo goiano para deputado federal.
Segundo Magalhães, a legenda aposta em um cenário de renovação na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), com a possibilidade de mudança em até 17 cadeiras. A expectativa da direção partidária é lançar candidatos com potencial eleitoral entre 15 mil e 20 mil votos, faixa considerada atrativa para garantir uma vaga no Legislativo estadual.
Entre os nomes citados como competitivos estão o vereador por Goiânia, Wellington Bessa, apontado como candidato dentro dessa média de votação, e Magrão, vereador por Rio Verde Magrão, que obteve cerca de 19 mil votos na última eleição, além do Coronel Caetano. A ex-esposa do deputado federal Gustavo Gayer (PL), Ethienne Araújo, também integra a lista de apostas da legenda, fora outros nomes do interior do estado.
“Hoje temos um cenário interessante. Por exemplo, o Bessa é um candidato na faixa de 15 a 20 mil votos. Temos também o Magrão, vereador de Rio Verde, que na eleição passada teve cerca de 19 mil votos. Outros nomes incluem o Coronel Caetano, uma das maiores lideranças da Polícia Militar, e a Ethienne, ex-esposa do Gayer”, contou o dirigente do partido.
Para a Câmara dos Deputados, o DC mantém cautela. A direção do partido afirma ter uma “carta na manga” para a disputa federal. Segundo o dirigente, trata-se de uma liderança sertaneja conhecida em Goiás, que deve ser anunciada futuramente.
“A decisão final acontece nos últimos momentos do prazo legal”, avalia Magalhães. Segundo ele, diversos vereadores e lideranças religiosas já passaram para conversar com o partido, mas as definições devem ocorrer apenas mais adiante.
Na eleição passada, o DC somou cerca de 180 mil votos em Goiás, desempenho que a direção pretende repetir em 2026.
Leia também: Edward Madureira diz que decisão eleitoral exige afastamento do mandato
O post DC monta chapa sem nomes da Alego e mira liderança do sertanejo para a Câmara Federal apareceu primeiro em Jornal Opção.