Escola de samba homenageia Lula na Sapucaí e provoca reação da oposição
Estreante no Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro, a Acadêmicos de Niterói chega à Marquês de Sapucaí envolta em polêmica ao anunciar um enredo que presta homenagem direta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O samba-enredo, escrito recentemente, tem o título “Do alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil” e percorre a trajetória do petista, exaltando seu governo sem rodeios.
A letra inclui versos como “Sem temer tarifas e sanções / Assim que se firma a soberania / Sem mitos falsos, sem anistia”, o que ampliou o alcance político do desfile e acendeu o alerta entre parlamentares da oposição.
A escola será a primeira a desfilar no domingo, 15 de fevereiro, na Marquês de Sapucaí. O enredo motivou críticas de opositores, que acusam a agremiação de cometer “crime eleitoral” por ter recebido R$ 4 milhões em recursos públicos da Prefeitura de Niterói.
O valor, contudo, é inferior ao repassado à outra grande escola da cidade, a Unidos do Viradouro, que recebeu R$ 5 milhões. Durante a festa de lançamento do samba, o vereador Anderson Pipico (PT), presidente de honra da Acadêmicos de Niterói, comemorou a escolha do enredo.
“Em Niterói, fica ainda mais especial, porque aqui o Lula venceu a eleição tanto no primeiro quanto no segundo turno da última disputa”, afirmou.
Leia também:
- Lula veta PL da Dosimetria que reduz penas de Bolsonaro e condenados por atos golpistas
- “Não posso fazer nada”, diz Michelle ao comentar situação de Jair Bolsonaro
O post Escola de samba homenageia Lula na Sapucaí e provoca reação da oposição apareceu primeiro em Jornal Opção.