Governo brasileiro participa de reunião com países da América Latina após prisão de Maduro
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, participa neste domingo, 4, de uma reunião extraordinária da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). O encontro discute a situação da Venezuela após a operação militar dos Estados Unidos que resultou na prisão de Nicolás Maduro.
Vieira, que estava de férias até a próxima segunda-feira, 6, antecipou o retorno a Brasília para acompanhar a crise. Ele participará da reunião em nível ministerial por videoconferência, a partir do Palácio Itamaraty nesta tarde.
Logo após a ação dos Estados Unidos, o governo brasileiro convocou uma reunião ministerial de emergência para avaliar a resposta política e possíveis reflexos no país, especialmente em razão dos mais de 2 mil quilômetros de fronteira com a Venezuela. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) coordenou o encontro de forma remota, durante período de recesso no Rio de Janeiro, e classificou a intervenção como inaceitável, afirmando que ela cria um “precedente perigoso” para a América Latina.
A Celac, criada em 2010 e formada por 33 países da América Latina e do Caribe, deve tratar dos impactos da operação norte-americana e reforçar o debate sobre soberania, integração regional e estabilidade política.
A reunião ocorre após uma operação militar dos EUA em território venezuelano. A ação prendeu no sábado, 3, Maduro e sua esposa.
Leia também: Vice-presidente da Venezuela deve trabalhar com nova administração dos EUA, insinua Trump
O post Governo brasileiro participa de reunião com países da América Latina após prisão de Maduro apareceu primeiro em Jornal Opção.