Добавить новость
World News





160*600

Новости сегодня на DirectAdvert

Новости сегодня от Adwile

Актуальные новости сегодня от ValueImpression.com


Опубликовать свою новость бесплатно - сейчас


Por que, com forças armadas e agências de inteligência fortes, os EUA não impedem a entrada de drogas no seu território?

Espécie de Império Romano dos séculos 20 e 21, os Estados Unidos são a maior potência global. A China agiganta-se, está se aproximando, mas ainda não tem uma economia tecnológica tão avançada quanto a do país de Benjamin Franklin e Joyce Carol Oates.

Para manter o Império, e não ser alvo de ameaça, os Estados Unidos são o país mais-bem armado globalmente. A China reforçou seu Exército, melhorou suas armas, mais ainda não tem a força do Pentágono e da CIA. A Rússia, assim como China, Índia, Paquistão e Israel, tem bomba atômica, mas não é uma potência à altura da nação de Bill Gates e Toni Morrison.

Além do Pentágono, os Estados Unidos têm as organizações de segurança mais qualificadas e invasivas da Terra (a CIA preparou o terreno para a captura de Nicolás Maduro, em território da Venezuela).

As agências de inteligência e contraespionagem são: Agência Central de Inteligência (CIA); Agência de Segurança Nacional (NSA); Agência de Inteligência de Defesa (DIA) e Agência Nacional de Inteligência Geoespacial (NGA).

Em termos de segurança interna, em várias áreas, atuam: Departamento Federal de Investigação (FBI; é a Polícia Federal americana); Departamento de Segurança Interna (DHS), que abriga as agências: Imigração e Alfândega (ICE); Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP); Serviço Secreto (USSS); Administração de Controle de Drogas (DEA).

Os Estados Unidos são um dos grandes consumidores de drogas — como cocaína— fabricadas em vários países (e não apenas na Colômbia e Venezuela) | Foto: Reprodução

Na área financeira e de tecnologia operam: Gabinete de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC); Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST; atua na segurança cibernética e padrões de medição).

No conjunto, tais agências formam a Comunidade de Inteligência dos Estados Unidos (IC). Trata-se de uma imensa e poderosa rede de proteção ao país de Thomas Alva Edison e William Faulkner.

Então, não há país tão protegido — exceto, quem sabe, a China e a Rússia — quanto os Estados Unidos.

EUA são problema, não a Venezuela

Mas a prova de que não se consegue proteger inteiramente o país é que os Estados Unidos são, possivelmente, os maiores consumidores de drogas, como cocaína e maconha — entre outras —, do mundo.

Se não há “conivência” das forças de proteção ao país e aos cidadãos, por que tanta droga entra nos Estados Unidos, país altamente monitorado, e ainda mais agora sob o governo do presidente Donald Trump?

O uso de fentanil provoca overdoses fatais | Foto: Reprodução

É uma questão que merece discussão ampla. Por que o governo americano consegue enviar forças especiais — preparadas com informações privilegiadas e aliados “comprados” pela CIA — à Venezuela para capturar Nicolás Maduro e não consegue barrar a entrada das drogas nos Estados americanos?

O problema chave está nos países fornecedores de drogas, como a Colômbia, o Peru, a Venezuela etc.? Em parte, sim. Mas, no todo, não.

Porque, se o governo conseguir barrar a droga exportada pela Colômbia e Venezuela, os Estados Unidos deixarão de ser o maior consumidor global de entorpecentes?

Há outros fornecedores, em vários países. Sendo assim, os Estados Unidos continuarão consumindo cocaína, heroína, maconha, metanfetamina e ecstasy. De acordo com autoridades médicas, os opioides sintéticos, como o fentanil, são apontados como a principal causa de mortes por overdose na terra dos brilhantes Billie Holiday e Charlie Parker.

Pentágono, CIA, DEA e FBI, atuando juntos, poderiam barrar o bilionário comércio de drogas? (Ressalve-se que o papel das Forças Armadas não é combater o tráfico. Mas, ao menos em fronteiras com outros países, acabam sendo úteis no ataque aos comerciantes de drogas.)

O indivíduo — o cidadão — é respeitado nos Estados Unidos. Neste sentido, os governos, o federal e os estaduais, têm dificuldade de combater o consumo de drogas. A saída é reduzir a autonomia dos indivíduos? Certamente, não.

Por isso, a redução do consumo de drogas deve resultar de um pacto nacional, que envolva os indivíduos, os governos, a estrutura de saúde e, inclusive, instituições culturais. Um pacto difícil de ser estabelecido e cumprido. Porque, se para quem não usa, droga é ruim, para quem usa pode representar prazer.

Se não houver um pacto nacional, que envolva também consumidores e suas famílias, o que os Estados Unidos poderão fazer? Vão invadir a Venezuela, Colômbia (o maior produtor de cocaína), Bolívia, Peru e outros países? Depois, terão de invadir a Índia, conhecida como “farmácia do mundo”, o México, Mianmar (ópio), Afeganistão (ópio), Laos (ópio) e Bangladesh.

Se é possível capturar Nicolás Maduro, provavelmente com anuência de parte das forças armadas da Venezuela — num acordão ainda não devidamente esclarecido —, os Estados Unidos não têm condições de invadir todos os outros países que fabricam e traficam drogas.

Assim, com ou sem Donald Trump, os Estados Unidos continuarão consumindo drogas. Só um moralista extremado e mal informado acredita que as drogas serão banidas e deixarão de circular.

Mas, com sua ampla estrutura, com o Pentágono e as agências de inteligência, os Estados Unidos, se realmente quiserem, têm condições de reduzir a entrada, de maneira substancial, em suas unidades federativas, de quaisquer tipos de drogas. Um cerco pode ser feito. Por que não é feito? Não se sabe.

O que se sabe é que o mercado das drogas é um dos mais azeitados de todo o mundo — e não só na Venezuela, na Colômbia, no Peru, na Bolívia, no México e nos Estados Unidos. O consumo e o tráfico de cocaína e heroína são elevados, por exemplo, na Europa.

As máfias da Itália — ao menos uma delas, a calabresa ‘Ndrangheta, mantém estreita colaboração com o Primeiro Comando da Capital (PCC) — são altamente capitalizadas porque profissionalizaram o negócio da cocaína e da heroína. O tráfico na Espanha é cada vez mais forte. Assim como no Brasil, que é exportador e tem duas máfias cada vez mais articuladas, o PCC e o Comando Vermelho (CV).

No meio do caminho há muito petróleo

Estatal do petróleo na Venezuela: país tem as maiores reservas do mundo | Foto: Reprodução

Se o maior produtor de cocaína é a Colômbia — seguida por Peru e Bolívia —, por que Donald Trump decidiu invadir a Venezuela? Porque o “problema” com o país de Nicolás Maduro não tem a ver com drogas.

A Venezuela tem as maiores reservas mundiais de petróleo e, sob Nicolás Maduro (e, antes, Hugo Chávez), se tornou uma das principais aliadas da China e da Rússia na América Latina.

A prisão do presidente, de maneira humilhante, tende, a curto prazo, a afastar o país de Rómulo Gallegos, Rafael Cadenas, Arturo Uslar Pietri e Teresa de la Parra da China de Xi Jinping. Trata-se de um recado para toda a América Latina e, claro, para o país asiático. Os Estados Unidos vão jogar pesado contra quem “colabora” com os chineses e, por isso, “ameaça” sua hegemonia econômica.

Venezuela e Nicolás Maduro, que se tornaram dois párias, são a prova, para além da retórica, de que os Estados Unidos, sob Donald Trump, não estão brincando. A China poderá até superar os EUA, mas não durante a gestão do presidente republicano.

Heroína: uso está disseminado nos Estados Unidos | Foto: Reprodução

Quem acredita que Donald Trump é néscio precisa prestar atenção, de maneira mais aberta e distanciada, àquilo que está fazendo. Por exemplo: o americano do norte “usa” a Rússia, de maneira indireta, para “enfraquecer” a Europa na geopolítica internacional.

Contra o país de Vladimir Putin, a Europa não tem alternativa. Como não tem condições de recorrer à China — aliada da Rússia —, tem de pedir apoio aos Estados Unidos. De joelhos.

A Europa tem uma língua grande, é um papagaio global, mas, excetuando a retórica, faz muito pouco para proteger a Ucrânia na luta — desigual — contra a Rússia. Donald Trump paga pra ver.

Frise-se que, a respeito da Venezuela, depois do palavreado inicial sobre drogas — Nicolás Maduro seria “chefe” do cartel da cocaína, o que não está provado —, Donald Trump decidiu falar a verdade: seu interesse é o petróleo. “As grandes empresas de petróleo dos Estados Unidos vão gastar bilhões de dólares para consertar a infraestrutura gravemente danificada e começar a ganhar dinheiro para o país”, sublinha o presidente da terra de Jeff Bezos, Emily Dickinson e Sylvia Plath.

Petróleo: a “droga” (para o meio ambiente) que todos querem | Foto: Reprodução

“The Economist” informa que, “décadas de falta de investimento e má gestão, fizeram com que a produção de petróleo da Venezuela caísse dois terços desde o final dos anos 2000”, ou seja, “para cerca de 1 milhão de barris por dia”.

A revista britânica sublinha que “a Venezuela possui cerca de 300 bilhões de barris de petróleo — um quinto das reservas mundiais —, o que sugere que a produção poderia aumentar ainda mais, e por muito tempo. O petróleo bruto pesado e ácido que o país abriga é precisamente o tipo que falta cronicamente às refinarias americanas”.

Com investimentos americanos, “a produção de petróleo bruto da Venezuela pode subir para 1,2 milhão de barris/dia até o final de 2026”. De acordo com a consultoria Rystad Energy, consultada por “Economist”, é necessário investir 100 bilhões de dólares na exploração e produção do país.

A Kpler, empresa de dados, estima que, “num cenário otimista, a produção de petróleo da Venezuela possa subir para entre 1,7 milhão e 1,8 milhão de barris-dia até 2028. Isso poderia causar uma reorganização notável nos fluxos comerciais”.

Com o setor de petróleo recuperado, a Venezuela poderá produzir de 2,5 milhões a 3 milhões de barris por dia. “Parece um projeto de longo prazo, estima Jorge Léon, da Rystad Energy. A captura de Maduro por Trump foi espetacular e rápida. A recompensa econômica proveniente dela não será nem uma coisa nem outra”, destaca “Economist”.

Bem, e as drogas? Pois é: os Estados Unidos persistirão sendo um grande consumidor de petróleo (droga para o meio ambiente), cocaína, heroína e maconha. O país de Donald Trump continuará “maduro” para o tráfico.

O post Por que, com forças armadas e agências de inteligência fortes, os EUA não impedem a entrada de drogas no seu território? apareceu primeiro em Jornal Opção.





Загрузка...

Читайте на сайте

Другие проекты от 123ru.net








































Другие популярные новости дня сегодня


123ru.net — быстрее, чем Я..., самые свежие и актуальные новости Вашего города — каждый день, каждый час с ежеминутным обновлением! Мгновенная публикация на языке оригинала, без модерации и без купюр в разделе Пользователи сайта 123ru.net.

Как добавить свои новости в наши трансляции? Очень просто. Достаточно отправить заявку на наш электронный адрес mail@29ru.net с указанием адреса Вашей ленты новостей в формате RSS или подать заявку на включение Вашего сайта в наш каталог через форму. После модерации заявки в течении 24 часов Ваша лента новостей начнёт транслироваться в разделе Вашего города. Все новости в нашей ленте новостей отсортированы поминутно по времени публикации, которое указано напротив каждой новости справа также как и прямая ссылка на источник информации. Если у Вас есть интересные фото Вашего города или других населённых пунктов Вашего региона мы также готовы опубликовать их в разделе Вашего города в нашем каталоге региональных сайтов, который на сегодняшний день является самым большим региональным ресурсом, охватывающим все города не только России и Украины, но ещё и Белоруссии и Абхазии. Прислать фото можно здесь. Оперативно разместить свою новость в Вашем городе можно самостоятельно через форму.



Новости 24/7 Все города России




Загрузка...


Топ 10 новостей последнего часа






Персональные новости

123ru.net — ежедневник главных новостей Вашего города и Вашего региона. 123ru.net - новости в деталях, свежий, незамыленный образ событий дня, аналитика минувших событий, прогнозы на будущее и непредвзятый взгляд на настоящее, как всегда, оперативно, честно, без купюр и цензуры каждый час, семь дней в неделю, 24 часа в сутки. Ещё больше местных городских новостей Вашего города — на порталах News-Life.pro и News24.pro. Полная лента региональных новостей на этот час — здесь. Самые свежие и популярные публикации событий в России и в мире сегодня - в ТОП-100 и на сайте Russia24.pro. С 2017 года проект 123ru.net стал мультиязычным и расширил свою аудиторию в мировом пространстве. Теперь нас читает не только русскоязычная аудитория и жители бывшего СССР, но и весь современный мир. 123ru.net - мир новостей без границ и цензуры в режиме реального времени. Каждую минуту - 123 самые горячие новости из городов и регионов. С нами Вы никогда не пропустите главное. А самым главным во все века остаётся "время" - наше и Ваше (у каждого - оно своё). Время - бесценно! Берегите и цените время. Здесь и сейчас — знакомства на 123ru.net. . Разместить свою новость локально в любом городе (и даже, на любом языке мира) можно ежесекундно (совершенно бесплатно) с мгновенной публикацией (без цензуры и модерации) самостоятельно - здесь.



Загрузка...

Загрузка...

Экология в России и мире




Путин в России и мире

Лукашенко в Беларуси и мире



123ru.netмеждународная интерактивная информационная сеть (ежеминутные новости с ежедневным интелектуальным архивом). Только у нас — все главные новости дня без политической цензуры. "123 Новости" — абсолютно все точки зрения, трезвая аналитика, цивилизованные споры и обсуждения без взаимных обвинений и оскорблений. Помните, что не у всех точка зрения совпадает с Вашей. Уважайте мнение других, даже если Вы отстаиваете свой взгляд и свою позицию. Smi24.net — облегчённая версия старейшего обозревателя новостей 123ru.net.

Мы не навязываем Вам своё видение, мы даём Вам объективный срез событий дня без цензуры и без купюр. Новости, какие они есть — онлайн (с поминутным архивом по всем городам и регионам России, Украины, Белоруссии и Абхазии).

123ru.net — живые новости в прямом эфире!

В любую минуту Вы можете добавить свою новость мгновенно — здесь.






Здоровье в России и мире


Частные объявления в Вашем городе, в Вашем регионе и в России






Загрузка...

Загрузка...





Друзья 123ru.net


Информационные партнёры 123ru.net



Спонсоры 123ru.net