Trump diz que os EUA vão ter participação direta na indústria petrolífera da Venezuela e que Maduro está a caminho de Nova York por navio
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou neste sábado (3) que os Estados Unidos passarão a ter participação direta na indústria petrolífera da Venezuela. Além disso, informou que Nicolás Maduro estaria sendo levado para Nova York a bordo de um navio da Marinha dos EUA que estava posicionado no mar do Caribe. A informação foi dada durante entrevista à emissora Fox News.
Donald Trump ainda diz avaliar quais serão os próximos passos em relação à Venezuela após a captura do presidente venezuelano por forças americanas. Na conversa, o presidente americano afirmou que acompanhou, em tempo real, a operação que resultou na detenção de Maduro, por meio de imagens transmitidas pelos agentes envolvidos na ação em Caracas. “Foi como assistir a um programa de televisão”, afirmou.
Trump relatou ainda que a ofensiva estava planejada para ocorrer alguns dias antes, mas acabou adiada devido às condições meteorológicas. Segundo ele, houve contato com Maduro cerca de uma semana antes da operação, quando o governo venezuelano teria tentado negociar uma saída pacífica do poder. “Eles quiseram negociar no final, mas eu não aceitei”, disse o presidente dos EUA.
De acordo com a versão apresentada por Trump, Nicolás Maduro e a esposa, Cilia Flores, foram detidos na capital venezuelana e transportados de helicóptero até o navio anfíbio USS Iwo Jima, integrante da frota americana no Caribe. A embarcação, da classe Wasp, é usada em operações militares de grande porte e tem capacidade para empregar helicópteros, aeronaves e tropas de fuzileiros navais.
Mais cedo, Trump já havia anunciado a operação em suas redes sociais, afirmando que os Estados Unidos realizaram um ataque de grande escala na Venezuela e retiraram Maduro e a primeira-dama do país.
Do lado venezuelano, a vice-presidente Delcy Rodríguez afirmou que o governo não recebeu informações sobre o paradeiro de Maduro e cobrou das autoridades americanas a apresentação de uma prova de vida.
Uma série de explosões foram registradas em Caracas durante a madrugada. Segundo a agência Associated Press, pelo menos sete detonações foram ouvidas em um intervalo de cerca de meia hora na capital venezuelana.
Leia mais: Lula condena ataque dos EUA à Venezuela: “inaceitável”
O post Trump diz que os EUA vão ter participação direta na indústria petrolífera da Venezuela e que Maduro está a caminho de Nova York por navio apareceu primeiro em Jornal Opção.