Polícia Civil aponta suspeito de matar estudante em Sorocaba
Em entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira (30), na Delegacia de Investigações Gerais (DIG), a Polícia Civil apontou o presidiário Paulo César Manoel, de 40 anos, como o suposto responsável pela morte da estudante Rafaela de Campos, de 19 anos, no último domingo (26), em Sorocaba.
Com antecedentes de vários roubos, furtos e estupros, Paulo César cumpria pena na Penitenciária Antonio Souza Neto (PII), no bairro Aparecidinha, em Sorocaba. Antes disso, passou por penitenciárias de Iaras, Presidente Venceslau e CDP Pinheiros da capital. Já havia sido beneficiado com saidinha de Páscoa e no dia do crime cumpria outro benefício como saidinha do Dia das Mães.
O delegado seccional de Polícia, Marcelo Carriel, protestou contra a circunstância do benefício concedido ao investigado e o crime que vitimou a estudante. “Fica difícil desse jeito. Ele praticou roubos, furtos e estupro e estava na rua. O processo penal no Brasil precisa mudar. É revoltante esse tipo de coisa. Ele cometeu (crimes), a polícia investigou, foi sentenciado, condenado, se forem somadas as penas de roubos e estupros são 25 anos de prisão, fora os processos a que ele está respondendo ainda, e ele foi beneficiado com uma saída do Dia das Mães que está há mais de 100 quilômetros de distância. Precisa repensar esse tipo de coisa.”
Segundo Carriel e a delegada titular da Delegacia de Investigações Gerais, Luciane Bachir, Paulo César não voltou da saidinha do Dia das Mães para a penitenciária onde cumpria pena. Eles informaram que o suspeito usava tornozeleira e rompeu o equipamento na manhã de segunda-feira (27), dia seguinte ao crime, e desde então está foragido.
A Polícia o identificou graças ao rastreamento da tornozeleira, com informações cedidas pela Secretaria de Administração Penintenciária (SAP) de São Paulo, e as imagens do videomonitoramento da Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba. As imagens mostram o acusado em situação na qual ele conduz a estudante até às margens do rio Sorocaba, segurando-a pelo punho.
A Polícia trabalha com a hipótese de que a intenção do suspeito teria sido a de cometer crime sexual. A estudante teria lutado com ele e, após desfalecer, teria sido atirada por ele ao Rio Sorocaba, onde o corpo dela foi encontrado. (Carlos Araújo)
O post Polícia Civil aponta suspeito de matar estudante em Sorocaba apareceu primeiro em Jornal Cruzeiro do Sul.